Felipe Viegas
Uma mensagem do Mestre Cervejeiro…
Brasileiro, 21/09/1972. Pai de uma princesa linda. Nascido e criado em Belo Horizonte.
Professor, consultor para abertura de micro cervejarias e aprimoramentos de produtos e processos cervejeiros.
Um amante da gastronomia e da arte de produzir e degustar cervejas artesanais e destilados.
Sempre em busca da Cerveja Perfeita, meu lema já, há quase 20 anos…
Nos últimos vinte anos ocupei várias posições executivas na gestão de organizações no segmento de bebidas, especificamente no segmento Cervejas Especiais, em empresas líderes de mercado, tendo adquirido significativa experiência e conhecimento.
As habilidades de negociação, inovação e liderança transformadora no gerenciamento de equipe multidisciplinares adquiridas ao longo de minha carreira, permitiram construir um expressivo crescimento dos negócios que estiveram sob a minha responsabilidade. Um conhecimento fora da minha área de formação acadêmica de raiz, administração de empresas, foi agregado de forma transformadora que hoje, além da gestão empresarial, possuo conhecimento teórico e prático que me habilitam a exercer a Função de Mestre Cervejeiro e Professor multi-disciplinar na área de Cervejaria.
Como sempre em minha trajetória profissional, busquei inovar mais uma vez e atualmente tenho me dedicado também ao conhecimento teórico e prático de bebidas destiladas
Em 2000 já exercia Gerência Comercial numa grande rede de lojas, líder de mercado focada em vinhos e bebidas destiladas. Tivemos então a oportunidade de desenvolver o trabalho com representação e distribuição de uma empresa de São Paulo que importava algumas cervejas da Alemanha, entre elas a Erdinger, que teve papel fundamental na formação do alicerce da Cultura Cervejeira Brasileira, pois até então, só tínhamos por aqui cervejas do estilo American Standard Lager, de fraco apelo sensorial, porém já velhas conhecidas dos nossos avôs e pais e parte da nossa cultura recente.
Foi aí que começou o trabalho de formiguinha, abertura de pontos de venda, treinamento de Garçons, lançamentos de promoções, um trabalho que deu muito prazer e resultados excelentes, que me levaram a representar diretamente a Importadora por quase 6 anos.
Aí sim o trabalho deslanchou, até chegarmos a ter uma sede em BH. Um galpão de 200m² no bairro Santa Efigênia com mais de 100 rótulos de cervejas importadas e, no decorrer do trabalho, algumas marcas de cervejas artesanais nacionais que vieram fazer parte do nosso mix de produtos. O trabalho se desenvolveu muito bem, foram quase 500 clientes em Minas Gerais e a cerveja especial decolou.
Em meados de 2008 surgiu então a ideia de criarmos a primeira Escola de Homebrewer de Minas Gerais – a Cervejaria Escola Taberna do Vale. Sempre tivemos uma boa pegada nos treinamentos de força de venda, a cátedra está em alta em nosso sangue, então porque não criarmos uma massa de soldados? Guerreiros que iriam lutar pela bandeira da Cerveja Artesanal. Assim vejo as pessoas que se apaixonam pela cerveja artesanal: como guerreiros, pois o trabalho de quebrar o paradigma de que “cerveja é tudo igual” que vinha em nossa cultura desde o surgimento da República é uma tarefa mais que árdua.
E assim a nossa Escola foi se consolidando. Me aperfeiçoei no conhecimento, fui adquirindo a cada dia mais experiência, tive uma oportunidade de trabalho numa Cervejaria na Alemanha, fiz Especializações e Cursos até chegarmos no patamar de hoje, com mais de 3.150 alunos formados, vários deles inclusive hoje proprietários de Micro Cervejarias, alguns premiadíssimos, todos eles razão de imenso orgulho da minha parte.
De 2009 até 2018 me dediquei à gestão de uma Micro Cervejaria – a Cervejaria Taberna do Vale. Terceira Cervejaria de Nova Lima, que surgiu para fazer parte da pequena massa de empresários que se dispuseram a “largar tudo” por um sonho: o de fazer a Cultura Cervejeira Brasileira acontecer de verdade.
Durante esse período, conquistei 8 prêmios (nacionais e internacionais) com nossas cervejas 8 prêmios. Por amar a disseminação do aprendizado acima de tudo, voltei a me dedicar exclusivamente ao conhecimento, agora com a Consultoria, pois vejo que novas Cervejarias precisam emergir e, nada melhor do que um profissional multi-disciplinar experiente para auxiliar no início dessa jornada difícil e delicada, que é empreender na indústria cervejeira artesanal nesse país.
Costumo dizer que nosso Curso de cerveja é uma espécie de lavagem cerebral positiva, pois a pessoa entra com o intuito de aprender, se aprimorar no conhecimento e prática cervejeira e sai um mega amante e defensor da causa cervejeira artesanal.
Me orgulha muito ter tido esse privilégio, essa graça de ter enxergado lá nos primórdios que poderia fazer parte da historia da Cultura Cervejeira Brasileira e do amor pela Cerveja Artesanal, afinal já são quase vinte anos de dedicação. Disseminar conhecimento é sempre lindo, agora, poder transpor limites e passar esse amor pela cerveja artesanal é magnífico!
Felipe Viegas
Cervejeiro desde 2006
Professor do curso de cerveja
Consultor para abertura de micro cervejarias
e aprimoramentos de produtos e processos cervejeiros.