DegustaçãoEstilos de CervejaUniverso da Cerveja

Desgustação: Baltic Stout – Inseln Braurei

Bora para mais uma degustação? A escolhida de hoje é a Baltic Stout da premiada e jovem cervejaria alemã, Inseln Braurei.

A cervejaria

Se a então jovem cervejaria da ilha de Rügener faz o certo?

Isso é fato, pois além do marketing fantástico, pois todos da cena do artesanal devem conhecer as elegantes garrafas embrulhadas em papel retornável com os motivos artisticamente projetados, um charme, a Cervejaria já detém quatro Medalhas de Ouro no Mundial, mais onze de melhor da Alemanha.

Mesmo que você não tenha bebido nenhuma de suas cervejas, uma variedade de estilos de cerveja pode ser encontrada no portfólio da cervejaria da ilha (18 estilos), incluindo uma Dubbel, uma Triplo, uma Saison, Sauer e muito mais…

Degustação do dia: Baltic Stout


Hoje degustei a “Baltic Stout” e fiquei pelo menos “encafifado”, ou “com a pulga atrás das orelhas” como dizem lá em Minas – traduzindo: “desconfiado”.

O termo “Baltic Stout”, até agora não tinha visto, eu só conhecia o “Baltic Porter”, uma versão um pouco mais forte do Porter. Se uma Stout do Báltico é agora uma versão um pouco mais forte de um Dry Stout e, portanto, é um pouco antes do “Stout Imperial”, seria uma Foreign Stout?

Suponho que sim, dado o 7,5% de álcool e demais componentes sensoriais apresentados na minha experiência sensorial. Mas agora a cerveja em si, vamos lá …

Powered by Rock Convert

Características principais da Baltic Stout

O corpo não vem como uma grande surpresa, eu já esperava esse “corpão”. Encontramos uma cerveja de coloração marrom escura, não completamente preta, coroada por uma espuma de poro médio marrom clara, com pouca persistência.

No nariz, em seguida, ricos aromas torrados, muito café e chocolate e em algum lugar uma pitada de alcaçuz presente e bem visível. Qualquer pessoa que já tenha tido o prazer de beber A Alcaçuz “Black Gold” Oatmeal Stout da Pax, deverá se lembrar pra sempre… mesmo não sendo característica de uma Baltic Porter ou, nesse caso, Baltic Stout.

Os ingredientes dessa cerveja são: água, malte de cevada, malte de trigo, aveia, glicose de fruta(uva), lúpulo natural, fermento. Até agora, tudo bem, vamos em frente…


Na boca, os sabores torrados voltam a atacar. Muito mousse de chocolate, café, avelã e baunilha e novamente a impressão de alcaçuz.

O rótulo diz “agradável, seco, extremamente cremoso, torrado”.

Eu posso confirmar tudo inclusive a cremosidade, vinda da Aveia e do Trigo. Amargor muito suave e equilibrado completam a análise.

Muito boa cerveja, gostaria muito de experimentar as outras 17, vou em busca… Será muito bom novamente, tenho certeza… Um grande abraço e boas cervejas pra todos!!!

Bora fazer uma juntos? Conheça mais sobre a arte de produzir cervejas artesanais no nosso curso online de Mestre Cervejeiro.

error

One thought on “Desgustação: Baltic Stout – Inseln Braurei

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *